top of page

HISTÓRIA DA ABPp - SEÇÃO RN: UMA TEIA SOLIDÁRIA DE APRENDIZAGENS

A história da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Rio Grande do Norte (ABPp-Seção RN) é a história de um sonho que tornou-se realidade e que se faz presente há 23 anos em que profissionais da Psicopedagogia vem tecendo, em uma rede solidária, um caminho de valorização da profissão no Estado do RN. Assim, faremos um breve relato de um percurso em diferentes contextos, revivendo momentos de alegria, de aprendizagem, de busca de conhecimento e, também, de expectativas.
 
A ABPp - Seção RN é uma entidade civil de caráter científico-cultural sem fins lucrativos, vinculada à Associação Brasileira de Psicopedagogia, que congrega profissionais da área da Psicopedagogia e de áreas afins, que tem por finalidade, dentre outras: promover o desenvolvimento da Psicopedagogia por meio da realização de congressos, encontros, simpósios, cursos, seminários, grupos de estudos visando a formação técnico-científica de seus associados; promover o enriquecimento, o reconhecimento e a divulgação dos conhecimentos da Psicopedagogia; divulgar o Código de Ética da Psicopedagogia, que é o documento norteador da práxis do exercício da atividade, a todos os associados.
 
A história da ABPp-Seção RN teve início no ano de 1997 com a criação do Núcleo de Psicopedagogia do Rio Grande do Norte (NPp/RN), que nasceu por iniciativa da psicóloga Dorielma da Costa Pereira, então coordenadora do curso de Especialização em Psicopedagogia da Universidade Potiguar (UnP), com a participação espontânea de um grupo de profissionais e acadêmicos que frequentavam este curso. Nesse ensejo, foi de fundamental importância a psicopedagoga Dra. Neide de Aquino Noffs, então Presidente da ABPp, que delineou providências concretas, pertinentes e efetivas na criação do NPp/RN junto às primeiras turmas de Especialização em Psicopedagogia do Estado do RN das instituições UnP e UFRN. Em 2002 foi aprovada em reunião do Conselho Nacional da ABPp a mudança de Núcleo para ABPp-Seção RN, tendo como presidente a psicopedagoga Adriana de Albuquerque Tojal.
 
Nestes 23 anos de história a Seção passou por 11 gestões, cada uma com suas peculiaridades, mas com os mesmos objetivos, tais como: realizar ações que contribuam para a divulgação e o fortalecimento da Psicopedagogia, tendo em vista a regulamentação da profissão do psicopedagogo; ampliar o número de associados; promover a formação continuada dos psicopedagogos; desenvolver atividades de caráter social; incentivar a realização de bancas de titularidades; divulgar as ações e eventos realizados pela ABPp e pelas Seções, visando à integração entre os psicopedagogos, em consonância com o Estatuto e com o Código de Ética do Psicopedagogo, como instrumentos norteadores da profissão.
 
Apresentamos, a seguir, uma linha do tempo do período de cada gestão da Seção RN, desde a sua criação, com os nomes das respectivas presidentes:
 
ABPp - Núcleo Rio Grande do Norte:
1997-1998: Dorielma da Costa Pereira
1908-1999: Raissa Maria Santos Germano
2000: Maria Lúcia Marques
2000-200: Tânia Maria Leiros Cunha Cavalcanti
 
ABPp - Seção Rio Grande do Norte:
2002-2004: Adriana de Albuquerque Tojal
2005-2007: Rejane Bezerra Barros
2008-2010: Ednalva de Azevedo Silva
2011-2012: Francy Izanny de Brito Barbosa Martins
2013-2014: Maria Bernadete Holanda Gomes
2014-2016: Ednalva de Azevedo Silva
2017-2019: Rejane Bezerra Barros
2020-2022: Eletice Cavalcante Leite
 
Diante das gestões efetivadas e dos objetivos propostos foram realizados vários eventos científicos, que foram fundamentais para a atualização e produção de conhecimento dos profissionais associados e, consequentemente, melhor qualidade de prestação de seus serviços. Desse modo, gostaríamos de destacar àqueles que foram de grande importância para a formação continuada do psicopedagogo do RN nos últimos anos, tais como:

Alguns dos principais eventos realizados pela ABPp-Seção RN
2009 - III Congresso de Psicopedagogia do RN | Neurociência e Aprendizagem: uma Conexão Necessária
2011 - IV Encontro Nordeste de Psicopedagogia | Psicopedagogia – o Aprender sem Fronteiras
2011 - Simpósio Psicopedagógico | A Atenção em Jogo, um Olhar Psicopedagógico.
2012 - X Encontro Estadual de Educação e Psicopedagogia do RN | O Aprender e as Interfaces entre a Educação, a Saúde Mental e a Psicopedagogia.
2016 - XIII Encontro Estadual de Educação e Psicopedagogia do RN | O olhar Psicopedagógico sobre Atores e Fatores no Ensino e Aprendizagem.
2017 - XIII Encontro Estadual de Educação e Psicopedagogia do RN | A Psicopedagogia na Compreensão do Sujeito Cognoscente: Contribuições das Neurociências.
2018 - Curso de formação continuada | Atualização em Psicopedagogia.
2019 - Colóquio | Inclusão e Diversidade: o Papel da Psicopedagogia e da Educação em Contextos de Mudança.
2019 - Curso de formação continuada | Atendimento Psicopedagógico em Grupo.
2020 - Live no Instagram | O atendimento Psicopedagógico e a Perspectiva de Retomada do Trabalho Clínico Pós-pandemia.

Ademais, cabe ressaltar a criação do Projeto Social “Desvendar”, um trabalho de prestação de serviço que foi criado em 19 de maio de 2012 com o objetivo de implementar um trabalho voluntário e social em parceria com escolas públicas com o propósito de contribuir na construção do fortalecimento de uma da prática pedagógica com foco na qualidade do ensino, com vista ao acesso, a permanência e o sucesso do estudante na escola, bem como atender crianças e adolescentes que apresentavam dificuldades de aprendizagem.
 
Em 2017 este projeto foi ampliado para atendimento hospitalar em parceria com o Hospital Infantil Varela Santiago, sob a coordenação da Pp Adriana Flávia Guimarães, tendo como objetivo oportunizar à criança e/ou ao adolescente hospitalizado ou já em alta, ressignificar o seu processo de aprendizagem, estabelecendo uma relação vincular positiva por meio de técnicas, instrumentos psicopedagógicos e de uma interlocução com o psicopedagogo; além de oferecer ao psicopedagogo(a) associado(a) a formação continuada e a supervisão psicopedagógica durante o desenvolvimento do referido projeto.
 
Diante desse contexto, as ações da Seção RN estão pautadas em quatro pilares: formação e valorização dos psicopedagogos; valorização da supervisão na Psicopedagogia como requisito para a atuação profissional no atendimento psicopedagógico; interação com a comunidade por meio do desenvolvimento do Projeto Social Desvendar; e incentivo à pesquisa em Psicopedagogia.
 
Ao longo da sua história, a ABPp-Seção RN tem incentivado e testemunhado o crescimento do número de profissionais especialistas em Psicopedagogia sendo formados por diversas universidades no Estado do Rio Grande do Norte. Outrossim, tem acompanhado a valorização e o reconhecimento das famílias, de gestores escolares e da sociedade norteriograndense, de uma forma geral, acerca da importância do(a) psicopedagogo(a) no desenvolvimento da aprendizagem dos sujeitos, seja no contexto clínico em atendimento e/ou acompanhamento psicopedagógico individual e/ou grupal, seja no contexto institucional escolar, hospitalar, empresarial, dentre outros.

AUTORAS

Eletice Cavalcante
É Presidente da ABPp-Seção RN, Especialista em Psicopedagogia e em Psicanálise, graduada em Pedagogia e em Ensino Religioso. É Psicopedagoga do Núcleo Psicopedagógico de Ceará-Mirim/RN e do CEMAI, Supervisora Escolar, Coordenadora de Educação Inclusiva e Formadora de cursos de capacitação na área de Educação Inclusiva.

Francy Izanny de Brito Barbosa Martins
Professora do IFRN, Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Educação, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Formação Pedagógica para a EBPT. Graduada em Pedagogia e em Educação Artística. Pesquisadora em Educação, em Psicopedagogia e em Artes Visuais. Foi Presidente da ABPp-Seção RN nos anos de 2011 a 2012.

Rejane Bezerra Barros
Pedagoga do IFRN, Doutora em Educação, Mestre em Ensino de Ciências, Especialista em Psicopedagogia, graduada em Pedagogia. É pesquisadora na área de educação, com ênfase na formação docente, docente de cursos superiores na área de formação de professores e de Psicopedagogia. Foi Presidente da ABPp-Seção RN nos anos de 2005 a 2007 e de 2017 a 2019

bottom of page